Bio-bateria gera energia a partir de açúcar

A Sony apresentou hoje o protótipo de uma bateria que gera electricidade a partir do açúcar. Utilizando enzimas como catalisador, este é mais um desenvolvimento no nascente campo das bio-baterias, que já incluem biogeradores capazes de produzir energia a partir do corpo humano e até a partir do xixi.

Bio-baterias

Uma bateria capaz de gerar energia a partir do açúcar não é uma mera curiosidade científica. Os açúcares são fontes de energia naturais, produzidos pelas plantas por meio da fotossíntese. Isso significa que, mais do que renováveis, eles são naturalmente regenerativos e disponíveis na maior parte da superfície do planeta.

Como as demais bio-baterias, esta que agora foi apresentada pela Sony também encontra-se em um estágio preliminar de desenvolvimento. Mas a capacidade de gerar até 50 mW por célula a partir de uma bateria passiva é realmente um feito digno de nota. Um conjunto de quatro células é capaz de alimentar um tocador de MP3.

Uma bateria passiva é um sistema de geração de electricidade no qual o electrólito, a substância responsável pela reação que gera a energia, é absorvido nos eléctrodos por meio de um processo de difusão natural.Ver notícia completa-->









Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br


0 comentários: