Preço do barril de petróleo no valor mais baixo do último mês

O preço do barril de petróleo atingiu ontem, em Nova Iorque, o valor mais baixo do último mês. Os analistas sustentam que esta quebra foi originada pelos dados que apontam para algum arrefecimento da economia norte-americana, o que terá como consequência uma baixa da procura de crude.
Nas últimas três sessões, o preço do petróleo já caiu mais de 7 por cento, depois de, no início do mês, ter atingido, em Nova Iorque, um novo máximo histórico, 78,77 dólares. Ontem, no início da sessão do outro lado do Atlântico, o barril chegou a rondar os 71 dólares, mas depois foi crescendo e passou mesmo a barreira dos 72 dólares.
Esta acalmia no mercado petrolífero é atribuída às expectativas de um mais fraco desempenho da economia norte-americana, mas pode também ser reflexo de um aumento dos níveis de refinação na América do Norte, para suprir aumentos da procura que são inevitáveis no Verão.
Os analistas das principais agências de actualidade económica convergem, além disso, na ideia de que o próximo balanço sobre os níveis das reservas norte-americanas de crude irá trazer novidades agradáveis. Estas previsões, no entanto, são sempre falíveis. Na semana passada, saíram de tal forma distantes da realidade que acabaram por provocar um forte nervosismo no mercado e ditaram o alcance do máximo histórico.
O relativo pessimismo em relação à evolução da maior economia do mundo foi ontem acentuado com a revelação de um relatório oficial que mostra que os custos com o trabalho nos EUA caíram acima do previsto, ao mesmo tempo que se aprofundava a crise do mercado imobiliário.
O facto de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) continuar a manter níveis de produção muito próximos da procura real contribui, igualmente, para acentuar a pressão sobre os preços.
A próxima reunião do cartel que produz 40 por cento das necessidades mundiais de petróleo, a realizar-se em Setembro, na Áustria, poderá determinar o rumo dos mercados até ao final do ano.--> Ver mais

Fonte: http://jornal.publico.clix.pt/

0 comentários: