EDP aumenta em 50 por cento a capacidade instalada na eólica

O aumento de 50 por cento na capacidade instalada da energia eólica contribuiu para o endividamento da EDP na ordem dos 165 milhões de euros. A dívida liquida, que ficou nos 9,4 mil milhões de euros, deverá aumentar nos próximos trimestres, consequência da estratégia de expansão do grupo na área das energias renováveis. Nos primeiros seis meses do ano, a EDP investiu 554 milhões de euros nesta área, o que representa um crescimento de 15 por cento relativamente ao mesmo período de 2006.

«A alteração significativa no perfil da companhia consolida-se com a compra da Horizon Energy, a terceira maior operadora de energia eólica dos Estados Unidos, num investimento da ordem dos dois mil milhões de euros, que será financiado com recurso a capitais allheios», disse ontem António Mexia, presidente da eléctrica, em conferência de imprensa.

«Foi um excelente semestre para o grupo EDP como um todo, em termos de crescimento operacional apenas por via orgânica. Sem aquisições, já que a compra da Horizon tem apenas impacto no segundo semestre», anunciou António Mexia na apresentação dos resultados do primeiro semestre.

Até o período pós-aquisição da Horizon, coincidente com o final de 2007, «será melhor do que o final de 2005», adiantou o gestor. Quanto aos valores de endividamento, só está prevista uma melhoria significativa em 2010, mas António Mexia garantiu que o grupo está «numa situação muito tranquila em termos de rácios». Ver resto da notícia-->

Fonte: http://www.ambienteonline.pt

0 comentários: