Inventor propõe domar tornados e utilizar sua força para gerar eletricidade

Motor de vórtex - Domando tornados para gerar energiaQue tal domar um tornado e utilizar sua força para gerar eletricidade para milhões de pessoas? Parece absurdo? Não é o que pensa Louis Michaud, um inventor independente que acaba de demonstrar que o conceito é viável e que pode ser realizado.

Motor de vórtex

Michaud construiu o que ele chamou de motor de vórtex, um motor que aproveita o movimento circular de uma coluna de gases - o conhecido redemoinho. Segundo ele, um motor desses em escala industrial pode gerar energia suficiente para abastecer 200.000 casas.

O princípio é extremamente simples e consiste em um cilindro vertical, tendo um aquecedor na base e com a extremidade superior aberta. Para demonstrar o funcionamento, o inventor produz fumaça na chama de aquecimento que, a princípio começa a sair da boca superior do cilindro sem qualquer forma. Aos poucos, porém, o vórtex vai ficando visível.

A sua proposta é aproveitar o calor desperdiçado nas Centrais termelétricas tradicionais. Ao invés de ser libertado na atmosfera, o calor das turbinas a gás ou o calor proveniente da combustão de petróleo e carvão poderá ser utilizado para gerar um vórtex gigantesco ao longo de um cilindro também de proporções impressionantes.

Central sem combustível

"Eu estou a falar de um equipamento de 200 Megawatts, que deverá ter 200 metros de diâmetro," diz o inventor. O grande desafio fica por conta da engenharia, que deverá descobrir formas de construir estruturas que deverão se estender por quilometros rumo ao céu.--> Ver noticia original

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias.php



0 comentários: