Galp vai concorrer com a EDP

A Galp Energia vai entrar na comercialização de electricidade no início de 2008, anunciou ontem o presidente executivo da empresa. O objectivo, disse Ferreira de Oliveira na apresentação dos resultados semestrais da petrolífera, é ser "uma alternativa real" à EDP.Este passo tornou-se possível porque, terça-feira, a Galp Power - "braço armado" da empresa para a electricidade, obteve "luz verde" do Estado para comercializar energia. Segundo Ferreira de Oliveira, a Galp vai começar a vender electricidade a partir de Janeiro ou Fevereiro, com a "obrigação" de desafiar a EDP.

O responsável revelou ainda que Galp vai concorrer a "todos os concursos" para a construção e exploração de novas barragens, para ter "o máximo de produção" possível.

Entretanto, até explorar uma central a gás natural em Sines e construir o parque eólico de 480 megawatts (MW) - a que ganhou direito no âmbito do concurso lançado há dois anos pelo Governo -, terá de comprar energia por grosso para vender no retalho.Esta foi, aliás uma das soluções indicadas por Ferreira de Oliveira comprar electricidade nas bolsas portuguesa e espanhola e, depois, revendê-la.


A outra, que não quis detalhar, poderá passar por "alugar centrais", mecanismo que seria inédito em Portugal. Outra solução, ainda, que o responsável não quis confirmar, é chegar a acordo com a empresa que gere o Alqueva (EDIA) e a EDP para ganhar alguma produção dessa barragem. Ver resto da notícia-->

0 comentários: