ERSE consulta mercado sobre contadores

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lançou uma consulta pública junto de fabricantes de contadores de energia eléctrica para definir, até ao final de Outubro, as especificações dos futuros aparelhos de telecontagem para o segmento doméstico e pequenas empresas, e o calendário da sua implementação.

A substituição dos actuais contadores por aparelhos digitais é um dos passos decisivos para a implementação do Mercado Ibérico de Electricidade e foi já acordada pelos governos português e espanhol.

Em Espanha, o Governo está em vias de aprovar o sistema, apesar da oposição da associação das eléctricas, que entende não dever ser o sector a suportar o custo (quatro mil milhões de euros) de substituição de quase 22 milhões de contadores. O Executivo, por ser turno, rejeita imputar esse valor à tarifa.

Em Portugal, a ERSE vai decidir até Outubro que sistema deve ser implementado, assim como a calendarização da colocação dos cerca de seis milhões de contadores em causa, cabendo depois ao Governo definir de que forma vão ser pagos. Em Julho, numa audição na Comissão Parlamentar de Economia, recorde-se, o presidente da ERSE, Vítor Santos, estimou que o custo atinja os 600 milhões de euros.

A colocação de contadores digitais para novos contratos está já em vigor desde Julho, tendo a EDP um projecto-piloto em curso para avaliar a melhor tecnologia. Ver notícia completa-->

Fonte:http://jn.sapo.pt

0 comentários: