Ao invés de desenvolver novas arquiteturas, a equipe do Dr. Ghassan Jabbour optou pela simplicidade no projeto e na sintetização dos materiais que emitem luz. O novo LED apresenta uma estrutura muito mais simples do que outros dispositivos do mesmo tipo já feitos em escala de laboratório.
Lâmpada mais eficiente do mundo
"Não há desperdício de eletricidade," diz Jabbour. "Toda a corrente que você injeta no dispositivo é utilizada para gerar luz. É a primeira vez que algo desse tipo é demonstrado. Ninguém havia demonstrado uma eficiência quântica interna de 100 por cento em dispositivos de iluminação utilizando um único dopante molecular para emitir luz branca."
A grande vantagem dos LEDs orgânicos é justamente a simplicidade de fabricação, o que significa que eles potencialmente chegarão ao mercado custando muito menos. Essa vantagem ganha um novo impulso com a simplicidade do material sintetizado agora.
O novo LED com 100% de eficiência ainda está em fase inicial de pesquisas e não há previsão de quando ele deverá chegar ao mercado.
0 comentários:
Enviar um comentário