Nanofio piezoelétrico
O nanofio foi fabricado de um material piezoeléctrico - o titanato de bário - o que o faz gerar energia sempre que ele sofre uma deformação mecânica. Um efeito largamente conhecido, mas que encerra dois avanços tecnológicos importantes. O primeiro é a técnica de microfabricação, que permitiu a sintetização de um nanofio na forma de um cristal individual de titanato de bário, medindo 280 manómetros de diâmetro e 15 micrómetros de comprimento.
Mais importante, porém, foi a montagem e o controle preciso do nanofio, o que exigiu a construção de um aparato de accionamento mecânico e medição da tensão eléctrica gerada sem precedentes.
Attojoules
O nanofio foi montado sobre duas plataformas, uma das quais é móvel, separadas entre si por uma distância de 3 micrómetros. O movimento da plataforma móvel é responsável por induzir as vibrações mecânicas no nanofio, o que pode ser feito com passos individuais de apenas 1 nanômetro.
"A energia eléctrica produzida pelo nanofio para cada ciclo vibracional foi de 0,3 attojoules (10-18 Joules)," conta Min-Feng Yu, coordenador da pesquisa. Ver notícia completa-->
0 comentários:
Enviar um comentário