Em declarações à agência «Lusa», Iolanda Sousa, da Net Plan, adiantou hoje que o início da construção das centrais com o «lançamento da primeira pedra» está marcado para as 10:00, num terreno de cinco hectares próximo da localidade de Abegoaria, naquele concelho do distrito de Beja.
Um dia antes, quinta-feira, o projecto vai ser apresentado durante as primeiras Jornadas Ambientais do Concelho de Ferreira do Alentejo, dedicadas às energias renováveis e que vão decorrer no Centro Cultural Manuel da Fonseca.
A instalação das cinco centrais, com 43 mil painéis fotovoltaicos e uma potência total de 1.800 megawatts (MW), vai decorrer «até meados de 2008», altura em que deverão começar a funcionar em pleno, acrescentou a responsável.
No entanto, previu, «as primeiras duas centrais deverão estar instaladas e começar a produzir e a injectar energia na rede eléctrica nacional até ao final deste ano».
Com base numa tarifa de cerca de 0,31 euros por kilowatt/hora (kWh), acrescentou Iolanda Sousa, as centrais vão vender energia à rede eléctrica nacional durante os próximos 20 anos.
Sem custos de fuel ou emissões, as centrais irão produzir anualmente cerca de 3.000 megawatts/hora (MWh) de energia e evitar a emissão de 2.400 toneladas de gases de efeito de estufa (CO2). Ver notícia completa-->
0 comentários:
Enviar um comentário