Concurso para barragem do Baixo Sabor lançado para a semana

A EDP apresentou hoje o projecto para o aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor. Dois dias depois de Bruxelas ter informado que a queixa apresentada por ambientalistas foi arquivada, o concurso prossegue de imediato com o seu lançamento já na próxima semana. A apresentação das propostas está prevista para Janeiro de 2008 e a adjudicação da obra ainda para o primeiro semestre de 2008. A central deverá estar concluída em 2012-13.

Com um investimento de 354 milhões de euros, a barragem terá uma produção anual de 250 Gwh. A capacidade de produção garantida é de 150 MW todos os dias úteis, durante dois meses, e de 750 MW nas horas de ponta nas centrais a jusante no rio Douro. Faz igualmente parte do projecto a criação de uma reserva de emergência de 450 mil metros cúbicos e quatro empreendimentos a fio de água a jusante.

Segundo o projecto, o Baixo Sabor irá duplicar a capacidade portuguesa no Douro, ao adicionar mais 630 mil metros cúbicos de armazenamento, e assegurará o controlo do regime de escoamentos, com a redução dos caudais de cheia em cerca de 1,5 metros.

A EDP espera ainda que a barragem proporcione a criação de condições para o crescimento sustentado da energia eólica, de forma a conseguir a concretização da meta de 5,100 MW até 2012. No entanto, dizem, é necessário que a reserva de exploração aumente em paralelo com a componente eólica do sistema. Ver notícia completa--->

Fonte:http://www.ambienteonline.pt

0 comentários: